Semana da leitura na EB Recarei

  

A Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Sobreira realizou-se na semana de 26 a 31 de março. Na EB Recarei entre muitas atividades, deu-se uma maior ênfase às presenças dos escritores e contadores de histórias, ao Mural das histórias, ao Peddy Paper e à leitura diária em cada sala em particular.

A Semana da Leitura na EB Recarei foi vivida intensamente por todos os grupos/turmas com atividades diversas que foram do agrado de todos os intervenientes.

Tivemos surpresas pelos corredores da escola com a colocação pelos professores do apoio de cartazes com poemas de autores portugueses conhecidos dos meninos para os alunos. Também os adultos tiveram a sua cota de surpresas com poemas para os mais crescidos que permitiram descontrair um pouco pelos espaços escolares mais diversos.

Com a presença de escritores com a Cândida da Luz, Isabel Fernandes Pinto e o contador de histórias Rui Ramos todos os pequeninos puderam vivenciar momentos de pura magia das palavras entre leituras e histórias divertidas.

A escritora Isabel Pinto presenteou o pré-escolar com o conto da sua história “A padaria” que animou muito os mais pequenos.

O contador de histórias Rui Ramos dramatizou com imensa convicção a história trabalhada pelos meninos dos 1.º e 2.º anos.

Para os 3.º e 4.º anos contamos com a calma e destreza da escritora Cândida da Luz para nos contar a história da “abelhinha” onde alguns dos meninos foram (e muito bem) os protagonistas dramatizando a mesma e tendo com fundo sonoro os sons da natureza.

Ao longo da semana as salas de aula foram sendo evadidas por contadores de histórias fazendo a leitura do dia de maneira diferente do habitual.

O mural das histórias foi sendo pintado ao longo dos dias pelas diferentes turmas e grupos, deixando o coberto da escola com a marca do trabalho efetuado em sala de aula.

Uma das atividades a assinar, para além das leituras diárias de pequenas histórias em sala de aula, foi a realização de um Peddy Paper das leituras que levou os grupos do 1.º ciclo à procura de versos, rimas, poemas, autores, … pelos diferentes espaços escolares. Foi o culminar da semana da leitura!

As atividades foram muitas e de agrado de todos os participantes. A escola espera que com estas atividades os alunos continuem a caminhar para um futuro de bons leitores e, quem sabe… surja, alimentado pela motivação, algum escritor ou contador de histórias.



A EB Recarei


Comentários