Atividade de Orientação no 1.º Ciclo

EB Recarei





As turmas do 4.º ano de escolaridade da EB Recarei foram convidadas a participar na atividade de Orientação para o 1.º Ciclo organizada pela Câmara Municipal de Paredes que cedeu o transporte.
No dia 27 de outubro os alunos desta escola tiveram uma atividade diferente: Orientação no Parque da Cidade de Paredes. Orientados por professores da área de educação física e alunos ligados ao projeto, os alunos foram explorando o parque seguindo as orientações estabelecidas num mapa próprio para a atividade.
Antes de iniciar a mesma foram esclarecidos sobre o âmbito a atividade, as regras e toda a informação necessária para o cumprimento rigoroso do circuito e da interpretação dos símbolos na mapa e nos diferentes locais por onde tinham que passar. A turma da manhã pode ainda contar com a presença do senhor vereador do Pelouro do Desporto e da Juventude Cândido Barbosa, antigo ciclista de Paredes. A turma da tarde dividiu a sua experiência com os meninos da EB 1 de Sobreira que também estiveram presentes.
Foi uma oportunidade de vivenciar uma atividade multidisciplinar que permitiu aos alunos aplicar conhecimentos e desenvolver capacidades no âmbito de várias disciplinas (português, matemática, estudo do meio, educação física,…).



Segue um pequeno texto de uma aluna contando a experiência que vivenciou.



“A viagem de Estudo – Orientação no 1.º Ciclo

Alunos do 4º ano da Escola Básica de Recarei voltam a passear.
No dia 27 de outubro de 2016 as crianças do 4º B da Escola Básica de Recarei foram a uma visita de estudo ao parque da cidade de Paredes.
Quando as crianças lá chegaram viram uns professores que os acompanharam até ao local da atividade.
Os meninos tinham que se orientar por um mapa, primeiros acompanhados, depois sozinhos. Havia 10 pontos e cada ponto tinha uma sequência com um símbolo e tinham que picar o símbolo que correspondia ao ponto numa folha com uma espécie de agrafador.
Os grupos eram de 3 a 4 crianças e 2 a 3 professores. Ainda tinham algum tempo por isso orientaram-se sozinhos. Foi muito divertido e os professores eram muito simpáticos.
A primeira viagem de estudo do 4º B foi das mais divertidas!!!!!!
Realização do trabalho: Rita Coelho; nº 20; turma 4º B – EB Recarei

Comentários