“A
colaboração dos pais/famílias, e também de outros membros da comunidade, o
contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo a
desenvolver com as crianças, é um meio de alargar e enriquecer as situações de
aprendizagem.” (OCEPE, 2016:32)
Este ano letivo e para comemorar a época natalícia de
uma forma mais participativa, os pais e outros familiares das crianças do jardim
de infância de Sobreira foram desafiados a elaborar estrelas de natal (com
materiais preferencialmente reutilizáveis), para animar o espaço de entrada
deste jardim de infância e a rotunda da Alameda de S. Pedro.
É interessante verificar a diversidade de materiais,
de estratégias e recursos utilizados para a composição artística das referidas
estrelas.
Esta atividade possibilitou o diálogo sobre o trabalho
desenvolvido, em contexto familiar, entre crianças e adultos, na instituição, pois
a elaboração de cada estrela foi dada a conhecer em grande grupo por cada um
dos discentes (explicitando os materiais utilizados, os intervenientes e a
forma como foi concebida). Esta forma de ação reforçou a partilha de saberes,
nomeadamente ecológicos.
Também é muito gratificante, para todos os envolvidos,
observar que estas produções foram apreciadas, diariamente, pelas crianças e
outros intervenientes educativos criando interações dialógicas, aquando da sua
contemplação.
Comentários
Enviar um comentário