Jardim de Infância de Sobreira


“A colaboração dos pais/famílias, e também de outros membros da comunidade, o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo a desenvolver com as crianças, é um meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem.” (OCEPE, 2016:32)



Este ano letivo e para comemorar a época natalícia de uma forma mais participativa, os pais e outros familiares das crianças do jardim de infância de Sobreira foram desafiados a elaborar estrelas de natal (com materiais preferencialmente reutilizáveis), para animar o espaço de entrada deste jardim de infância e a rotunda da Alameda de S. Pedro.

É interessante verificar a diversidade de materiais, de estratégias e recursos utilizados para a composição artística das referidas estrelas.

Esta atividade possibilitou o diálogo sobre o trabalho desenvolvido, em contexto familiar, entre crianças e adultos, na instituição, pois a elaboração de cada estrela foi dada a conhecer em grande grupo por cada um dos discentes (explicitando os materiais utilizados, os intervenientes e a forma como foi concebida). Esta forma de ação reforçou a partilha de saberes, nomeadamente ecológicos.

Também é muito gratificante, para todos os envolvidos, observar que estas produções foram apreciadas, diariamente, pelas crianças e outros intervenientes educativos criando interações dialógicas, aquando da sua contemplação. 


Comentários