Projeto "No Poupar é que está o ganho"




A turma T3A/S, deste agrupamento esteve envolvida no projecto “No poupar está o ganho”, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, onde se abordaram temas relacionados com a Educação Financeira, nomeadamente: Planeamento e Gestão do Orçamento; Sistemas e Produtos Financeiros; Poupança; Ética e Direitos e Deveres.

Depois de debatermos qual seria o projecto que mais gostaríamos de realizar, como o culminar de tudo o que aprendemos, e em discussão de aula, acordamos construir uma casa (inacabada), que pretende simbolizar o percurso de vida. Todos os sonhos serão construídos com planeamento, poupança, reflexão….

O suporte escolhido para apresentação do projecto foi o Físico, com a construção de uma casa unifamiliar; medida à escala natural (1:1):8x6metros; área-48metros quadrados; corredor envolvente com grade de proteção: 1metro de largura.

“Maqueta”: Construída na escala de 1:5 com os seguintes materiais: Estrutura e corredor em madeira e contraplacado, pintado a tinta castanha avelã; Laterais com roofmate, pintado com tinta plástica cor marfim (base), finalização em tinta plástica cor de laranja e verde; telhado em cartão canelado, pintado com tinta acrílica spray, arancio puro; Porcos mealheiros construídos com garrafas plásticas pintadas com tinta acrílica rosa, orelhas em eva goma, rabo em arame de florista; os vasos são feitos com copos de café de máquina, palitos de churrasco, fita de isolamento (eletricista) verde, eva goma e formas de bolinhos; painel solar feito com eva goma, fita adesiva preta e papel de alumínio; sacos de sarapilheira, moedas de papel coladas. Todos os adornos são colados com cola quente.

Como professora desta turma, resta-me agradecer imenso a total colaboração do Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Sobreira, que desde o primeiro contacto foi incansável.

Também gostaria de deixar o meu agradecimento aos senhores Fernando J. Brito e António Nogueira da Rocha, que tanto se empenharam na construção da casa.

A Professora: Mafalda Maia

Comentários