Cantando Alice Vieira


Cantando Alice Vieira

Fomos convidados pela Ajudaris a criar uma canção com um poema de Alice Vieira para apresentar numa homenagem que vão fazer a esta escritora. Escolhemos o poema "Rei", do livro de poemas para crianças A Charada da Bicharada.
Como não conhecíamos, fomos investigar para conhecer melhor esta escritora e a sua obra.
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos e trabalhou em vários jornais. Está reformada do jornalismo, mas continua a trabalhar no Jornal de Mafra e na revista juvenil Audácia, dos Missionários Combonianos.
Publicou vários romances juvenis, poesia, teatro, recolhas de histórias tradicionais, livros infantis e recebeu muitos prémios literários. Participou também na equipa de escritores de vários programas infantis de televisão.
Ultimamente tem-se também dedicado à literatura para adultos e orienta oficinas de escrita criativa.
Alice Vieira desloca-se quase todos os dias a escolas e bibliotecas de todo o país – e também de países onde os seus livros estão traduzidos (Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Sérvia, etc.).
              Gostaríamos muito que ela nos visitasse.
Ao sábado não há aulas, pois não, mas no dia 4 de novembro trabalhámos!
Fomos fazer a apresentação das canções feitas com os poemas de Alice Vieira no COLÓQUIO INTERNACIONAL LER E SER, que se realizou na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.
Fomos de comboio até ao Porto e depois fizemos a viagem até à Biblioteca a pé. Íamos acompanhados por muitos pais, pela nossa professora, Margarida, pela professora Rosário e pela professora Lúcia de Inglês.
Antes de entrar, tivemos que afinar os cavaquinhos e as violas e lanchámos pois estávamos cheios de fome por causa da caminhada!
A primeira canção foi "Correr", que tocámos com os cavaquinhos. A segunda foi "O Rei" acompanhados com as violas da professora, do David, do Daniel, do Manuel e do Zé.
Quando acabámos de cantar fomos muito aplaudidos!
Voltámos a fazer o percurso a pé até à estação. É um passeio muito bonito e agradável!
Como era um bocadinho tarde, comprámos o nosso almoço no McDonald's e fizemos um "piquenique" no comboio!
Adorámos este dia!
 
Prof. Margarida Rodrigues com alunos do 2.º A da Escola Básica de Recarei 

Comentários