Plantas Invasoras1

Plantas Invasoras 
O que são? 
Plantas Invasoras são plantas transportadas do seu habitat natural para outros locais devido a isso são denominadas “Plantas Exóticas”. Algumas das exóticas produzem-se descontroladamente desequilibrando o ecossistema.


 E em Portugal? 

  ∞ Acacia longifolia - Mais conhecida como Acácia-de-Folhas-Longas é uma pequena árvore perene de até 8metros, de folhas reduzidas com 2 a 4 nervuras longitudinais. Flores amarelo-vivo reunidas em espigas. Normalmente encontram-se em dunas costeiras, alguns cabos e nas margens de linhas de água.

 ∞ Eichhornia crassipes – Muito conhecida como Jacinto de água é uma erva aquática que tem rizoma, geralmente flutuante; folhas aéreas, crescendo em tufos. São flores azuis/violetas unidas em espigas com relativamente 15cm. São encontradas em canais de irrigação, lagoas e regolfos de barragens.


 ∞ Hydrangea macrophylla – Conhecida também como Hortênsia é um arbusto de folha caduca, densamente ramificada e esbranquiçada. Encontram-se em pastagens abandonadas; encostas declivosas e em caminhos onde a vegetação seja baixa e esparsa, é ainda mais frequente em florestas de Laurissilva; zimbrais; turfeiras e em margens de linhas de água.



Desafios 
Nos desafios “invasoras.pt” existem diferentes formas para cada um se tornar num “cidadão-cientista” e colaborar para o estudo e divulgação deste tema. 
#Desafios Invasoras.pt Para se inscreverem basta preencher o formulário e escolher os desafios invasorsas.pt em que desejam participar. 



 Desafio 1 – MAPEAMENTO: Mapear Invasoras frequentes em Portugal O primeiro desafio que o “invasoras.pt” lançou foi localizar as espécies invasoras que regularmente encontram, por exemplo, na vizinhança, junto á vossa escola, caminho de casa á escola, etc. Também te desafiam a saíres para o campo com o teu telemóvel e o colocarem no “Mapa das Invasoras” todos os registos que achem necessários. Para mais informações clique:



 Desafio 2 – FENOLOGIA: Monitorizar a fenologia das plantas invasoras Com a ajuda de cada um de vocês vamos descobrir em que partes do país cada espécie dá primeiro flor! Depois de participarem no Desafio 1 , desafio-vos a acompanharem o ciclo biológico das plantas invasoras, escolhendo as espécies que mais gostaram e fotografá-las, e ao decorrer do ano voltar a ir ao encontro delas e volta-las a fotografar. Para mais informações clique:









Desafio 3 – DETEÇÃO: Detetar novas invasoras que chegaram há pouco tempo Um dos maiores problemas que procuramos evitar hoje em dia são o evitamento de novas invasões biológicas e localizá-las a tempo prevenir um problema enorme e prevenir impactes ainda maiores. Com isto desafio-vos a colaborarem na detecção das invasoras em Portugal. Para mais informações clique: 

Desafio 4 – DIVULGAÇÃO: Divulgar o tema das invasões biológicas O último desafio que vos proponho e um trabalho livre em que podem escolher uma forma qualquer forma de comunicação e divulgação deste tema. Podem por exemplo fazer um artigo de jornal, como este que vocês estão a ler, ou até mesmo um programa de rádio, dependendo sempre do vosso apetite, empenho e imaginação. Tentem sempre ser criativos e façam algo que sensibilize cada vez mais pessoas. Para mais informações: http://invasoras.pt/desafios2019/




 E na minha escola?

 Propuseram-nos os desafios 1,2 e 4, onde mapeamos, já desde o ano passado, os montes da nossa escola e agora elaboramos a notícia que estão a ler.

 Trabalho realizado por:
                          Fátima Santos nº11
                          Lara Ferreira nº15
                          Paulo Cabral nº18

Comentários