Preservação dos oceanos





Com base numa informação que nos chegou, via CIREP, através da escola, da realização em Serralves de «Conversa com a Ciência: Proteger a Vida Marinha» e na impossibilidade de estarmos presentes algumas alunas da turma do 10.º B deixam aqui uma pequena reflexão sobre os oceanos em que as próprias imagens são bem elucidativas.




Oceano como recetor de resíduos humanos
Plásticos, lixo marinho e redes de pesca fantasma


Atualmente, os oceanos representam 71% da superfície da Terra e 97% dos recursos hídricos do planeta, constituindo uma fonte imprescindível de recursos biológicos, naturais e económicos.
Os poluentes chegam ao oceano por inúmeras vias, como por exemplo: através das águas de escorrência, onde ocorrem descargas de efluentes e lixos domésticos ou industrias, dos lixos sólidos (principalmente não biodegradáveis),.
Estes fatores causam drásticos problemas, entre os quais: prejuízos económicos, decorrentes do decréscimo das pescas e inibição de zonas balneares, extinção de espécies marinhas, degradação das águas e acréscimo dos riscos para a saúde humana. A nossa  plataforma continental é muito estreita, logo, como existem elevadas quantidades de poluição, acabam por se concentrar maioritariamente junto à costa.
O objetivo 14 da ONU visa proteger a Vida Marinha, sendo um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tendo em conta que Portugal tem uma extensa linha de costa, há que valorizar todos os recursos que nos proporciona – para além da pesca,em que não temos as condições mais propícias à quantidade de pescado, podemos pensar no aproveitamento das energias renováveis, na valorização dos fundos marinhos, no turismo sustentável, por exemplo – e temos a responsabilidade de “lutar” pela qualidade das águas e da sustentabilidade dos oceanos que desde sempre nos foram muito favoráveis.
Deixamos um apelo à biodiversidade e ao ecossistema marinho praticando pequenos gestos no dia-a-dia:
"Faça do oceano a sua casa e interprete-o como fonte de riqueza natural".






Trabalho realizado por:
Maria Sousa, Rita Ferreira, Inês Gonçalves, Maria Cruz, Beatriz Barbosa, Jéssica Ferreira- 10.º B

Comentários