Como a Minha Escola Cria Esperança - Make a Wish

 

O NOSSO DESEJO É REALIZAR SONHOS

            Na Escola Básica e Secundária de Sobreira há um clube solidário. Chama-se Alma Solidária e procura envolver os alunos em projetos de carácter humanitário, procurando incutir valores como a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade, o respeito pelos outros, a criatividade.

            Este ano e pela segunda vez consecutiva, um dos projetos que foi “abraçado” foi o da Make a Wish.

            A Make-A-Wish Foundation é uma organização sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos da América, a 29 de abril de 1980, que tem como grande objetivo a realização de desejos de crianças com doenças graves. Atualmente, a Make a Wish está presente em mais de 50 países, nos cinco continentes, e estima-se que a cada 17 minutos é realizado o desejo de uma criança. Mas há outros números para os quais é importante dar atenção. No mundo, a cada 20 minutos, é diagnosticada uma criança com uma doença grave; por cada desejo realizado, há mais 32 crianças que precisam de apoio para realizar um desejo; 97% dos pais das crianças que realizam os seus desejos, relatam uma melhoria do seu estado emocional.

            Desde 2007, já foram realizados em Portugal 1465 desejos.

            No dia 29 de abril, a Make a Wish celebrou o 41.º Aniversário Internacional e, em Portugal, foi lançado um concurso às escolas. Foi pedido aos alunos que mostrassem de forma criativa como é que a sua escola cria esperança.

            Na Escola Básica e Secundária de Sobreira, os alunos também participaram e o mais difícil foi escolher os três trabalhos para enviar para o concurso. No entanto, neste concurso todos ganham. O mais importante é o que se aprende quando cada um procura dar o melhor de si mesmo e, ao mesmo tempo, se preocupa com os que precisam de esperança quando têm de conviver com doenças que lhes tiram qualidade de vida, a podem encurtar e acrescentar sofrimento a cada momento. Como diz o ditado “a esperança é a última a morrer”. Na Make a Wish, a esperança é o ingrediente que alimenta os sonhos e melhora a vida.

Adélia - 10B

Matilde - 8B

Inês - 7B


Comentários