Projeto "Nós propomos"

 

Projeto Nós propomos cidadania e inovação na educação geográfica 

Promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT) foi desenvolvido pelo 10.º ano consecutivo em Portugal e já abrange mais seis pais.

Os alunos do 11.º ano do Curso de Línguas e Humanidades da nossa escola participaram neste projeto com o intuito de identificarem problemas locais e apresentarem propostas de resolução. Os alunos levantaram problemas e necessidades na área de proximidade da escola e debruçaram-se sobre dois projetos. Um sobre a Revitalização do Parque de Merendas das Pinguelas – Sobreira e outro Qualidade de vida na Sobreira, identificando carências e propondo resoluções consistentes que apresentaram ao Sr. Presidente de Junta. Foi possível realizar experiência de campo com propostas de intervenção concretas e verdadeiro trabalho de cidadania. Realizaram entrevistas à população local e inquéritos online através do facebook do agrupamento; sessões online e uma presencial com o Sr. Presidente de Junta de Sobreira; e um grupo participou no Seminário nacional. A situação de pandemia não permitiu que todo o trabalho tivesse sido presencial, pelo que se tornou um pouco limitativo.

No seminário nacional estiveram a participar cinco alunos com o projeto “Qualidade de vida na Sobreira”.

Participação por videoconferência na biblioteca da escola e com saudação do Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Sobreira – João Gonçalves e do Presidente da Câmara de Paredes – Alexandre Almeida.


                                                                                                                              Prof. Cândida Paulos

Comentários