"Nós Propomos!" - Concurso de âmbito nacional


Participação no Concurso “Nós Propomos!” 



Alunos do 11.º e 12.º anos da Escola Básica e Secundária de Sobreira do curso de Línguas e Humanidades participaram no Projeto de âmbito nacional “Nós Propomos!” integrado na disciplina de Geografia A e C. Foram elaborados três projetos: “Paredes mais jovem, Paredes mais dinâmica”, “Idade em movimento” e “Despoluir o Rio Sousa”. O último foi submetido a concurso. Várias entidades colaboraram proporcionando debate e prestando informações, nomeadamente Presidente da Junta de Freguesia de Sobreira e de Parada de Todeia; Vereador do Ambiente; Vereador da Educação e com o engenheiro do ambiente da Câmara Municipal, João Costa.

Depois de todo o trabalho de pesquisa e de campo, foi realizada a apresentação dos respetivos projetos, no dia dois de maio, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, na Universidade de Lisboa. Para a deslocação contou-se com o apoio da Câmara Municipal de Paredes, que disponibilizou um autocarro e os alunos foram acompanhados pela professora de Geografia, Cândida Paulos e o professor Bibliotecário, Carlos Matias.

Os trabalhos tiveram como objetivo desenvolver o espírito crítico e colaborativo dos jovens na área de pertença dos alunos. Sendo assim, “Idade em movimento” teve como intenção interagir com a população e 3.ª idade, principalmente com a população da freguesia de Parada de Todeia e no trabalho desenvolvido houve a colaboração do respetivo presidente de Junta de Freguesia, Sr. Tiago Magalhães. “Paredes mais jovem, Paredes mais dinâmica” teve como finalidade refletir sobre a evolução da taxa de natalidade no concelho e possíveis atuações por parte do município no apoio a uma política natalista. “Despoluir o Rio Sousa” direcionou-se a ações a tomar globalmente no concelho e concelhos limítrofes e ainda atuações locais ao nível da freguesia de Sobreira, tendo sido possível contar com a colaboração do presidente de junta, Sr. João Gonçalves. Ainda neste sentido, uma das propostas era a limpeza das margens do rio no percurso da freguesia de Sobreira, apelando ao voluntariado. Na semana de 23 a 28 de maio a Junta de Freguesia levou a cabo essa ação entre a levada das Pinguelas e de Casconha e é proposta dos alunos que a área intervencionada seja  monitorizada pelo Projeto Rios.

Em todo este processo também foi possível contar com o contributo da AMBISOUSA em que foi levada a cabo uma palestra na escola e onde estiveram presentes elementos do Executivo Municipal, já anteriormente mencionados e o Sr. Presidente de Câmara. A palestra decorreu no dia da Terra com o intuito de apelar ao tratamento de resíduos e preservação das linhas de água, tendo como oradores Bárbara Almeida e João Costa.

Todos os trabalhos foram elaborados com propostas concretizáveis e não megalómanas, com dificuldade em se tornarem exequíveis. Os alunos desenvolveram o espírito de cidadania no sentido em que despertaram para a realidade à sua volta, alertamo-nos para problemas locais e apresentamos possíveis soluções e foram parte integrante/ativa em etapas dessas soluções. A participação no seminário, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território permitiu, aos alunos, adquirir experiência e contacto com outras realidades diferentes das do seu quotidiano, assim como a apresentação de projetos com enfoque em factos muito diversos.


Prof. Cândida Paulos 





Comentários