Visita de Estudo do 4.º ano – EB Recarei


















World of Discoveries: Museu Interativo/ Parque temático e monumentos da cidade do Porto



No dia 24 de março os alunos do 4.º ano da EB Recarei tiveram a sua visita de estudo ao World of Discoveries com passagem por vários dos monumentos mais emblemáticos da Cidade do Porto.

As turmas viajaram pelo passado no World of Discoveries que é um Museu Interativo e Parque Temático localizado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia, no centro histórico do Porto e pretende retratar a viagem dos navegadores portugueses à descoberta de novos mundos. O espaço possui 5000 metros quadrados com aventuras inéditas, incluindo um oceano navegável, que através da tecnologia o transporta para o mundo dos descobrimentos. Também possui fantásticos globos 4D, túnel imersivo de 9 metros, cenários à escala real e pássaros vivos e personagens históricos vestidos à época.

Após a visita foi possível caminhar pela cidade entre os muitos turistas que a visitam e ir à descoberta de alguns dos monumentos estudados em sala de aula: Palácio da Bolsa, igreja de S. Francisco, estação de Porto – S. Bento, Torre dos Clérigos, Fonte Monumental de Mouzinho da Silveira, igreja da Sé e Câmara Municipal.

O Palácio da Bolsa possui uma mistura de estilos arquitetónicos (apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neopaladiano inglês). O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido à beleza dos estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e teto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.

A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica da cidade do Porto, situada na freguesia de São Nicolau em pleno Centro histórico do Porto. A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII.

O átrio principal da estação de S. Bento está revestido de azulejos de temática histórica que representam cenas passadas no Norte do país, estando retratados, entre outros aspetos, a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela, no Século XII, a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto (painel Entrada de João I no Porto), em 1387, a Conquista de Ceuta, em 1415 e o Torneio de Arcos de Valdevez (painel Batalha de Arcos de Valdevez).

A Torre dos Clérigos é um monumento considerado por muitos o ex libris da cidade do Porto e foi construída entre 1754 e 1763 com projeto do italiano Nicolau Nasoni.


A EB Recarei

Comentários