Visita de Estudo ao Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra





No Dia Mundial da Criança, ano de 2017, os alunos do terceiro A e do terceiro B, da Escola Básica de Recarei/Agrupamento de Escolas de Sobreira, realizaram uma visita de estudo ao Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, retratado na imagem lateral à direita. Parabéns aos Pais organizadores da atividade: segundo as crianças, “As atividades foram maravilhosas, a melhor visita de todas, a melhor prenda que poderíamos ter recebido em dia tão simbólico e especial (…)!”

Localizado em Coimbra, na Rotunda das Lages, no Parque Verde do Mondego, sito à margem esquerda do Mondego, em Santa Clara, num complexo de 2500 m2, assume-se como uma entidade de promoção de cultura científica para a Região Centro. Com duas décadas de existência foi, em 1995, o primeiro centro de ciência a ser criado em Portugal. Em 1998 foi integrado na rede de centros Ciência Viva e, em 2000, reconhecido como de Utilidade pública

Durante a manhã, cada turma, separada e discriminadamente, em momentos concomitantes, sob a orientação de duas monitoras, por cada turma, assistia, participava e realizava experiências científicas, cujas temáticas, ora envolviam o projeto A Lua e o respetivo conhecimento das características lunares e espaciais, ora o projeto Sair da Casca, que pretende mostrar ao vivo o processo de nascimento dos pintos, permitindo uma vivência emotiva de um dos fenómenos mais extraordinários da natureza, nascer. Depois de um processo de desenvolvimento embrionário de cerca de 21 dias, os pintos estão prontos para sair da casca e todos os dias dão-se as boas-vindas aos novos pintos do Exploratório! A maternidade de pintos está aberta diariamente com acesso livre a todos os visitantes do Exploratório. Gostamos de ver os pintos a nascer!

Durante a tarde, os alunos divididos em quatro grupos, exploraram a principal exposição do centro, Em Forma com a Ciência, que foi inaugurada em Outubro de 2015. Esta exposição dedicada a temáticas relacionadas com a saúde e bem-estar, está organizada em sete alamedas, correspondentes a cada um dos sistemas do corpo humano, que partem de uma zona central correspondente ao cérebro.

 No Exploratório há sempre cor, movimento e risos. O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra não é para ser visitado, mas sim, e como o próprio nome indica, explorado. É para mexer em tudo, carregar nos botões, ser parte das experiências. Um universo de cores e descobertas é um espaço pensado para os mais pequenos, que não deixa nenhum adulto indiferente. A regra de ouro é ''proibido não mexer''. A palavra visita deve ser abolida, porque pressupõe uma coisa mais ou menos passiva, mãos nos bolsos, olhar para coisas e porque a tónica das atividades é exploração, logo, implicando usar as mãos, os olhos, os ouvidos, o nariz, a cabeça, o coração... A ideia é que haja deslumbramento, aprendizagem, contentamento…

Sugerimos que vá ver os pintos a nascer! Faça como nós: leve o seu merendeiro, almoce no Parque Verde do Mondego e desfrute da paz que a natureza nos oferece. Aconselhámo-los a visitar o centro que conta com uma multiplicidade enorme de projetos e experiências, igualmente aliciantes e arrebatantes. Nesse sentido deve apanhar a autoestrada até Coimbra - A1 -, sair em Coimbra Sul, seguir até ao Portugal dos Pequenitos, cortar à direita para a EN 1 e verá o Exploratório quando chegar à Rotunda das Lages, em Coimbra. No site do Exploratório há um mapa conceptual, com essa informação e outras.

Turmas do 3.º A/B da EB Recarei

Comentários