Projeto Rios

 O Projeto Rios é dinamizado pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental). Este projeto nasceu há 20 anos na Catalunha. O Projetus Rius foi lançado pela Associació Habitas para Projectus Rius Catalunya.
Em Portugal, há diversas entidades que o desenvolvem, tais como: escolas e câmaras municipais.
Na nossa escola, este trabalho é da responsabilidade dos professores de Ciências Naturais  com os seus  alunos.
No dia 7 de Novembro, realizou-se a primeira saída de campo com a participação das turmas A e B do 7. º ano, que foram acompanhadas pelas professoras Olívia Pena e Sílvia Melo.
O objetivo desta saída foi verificar a qualidade da água da Ribeira da Carvalhoa, em Recarei, bem como observar algumas espécies ribeirinhas
Os alunos recolheram amostras de água para analisar a temperatura e o PH e também pesquisaram a existência de macroinvertebrados. Foi possível ver libelinhas, salamandras, borboletas, louva-a-deus e joaninhas. Quanto à flora autóctone, foram registadas as seguintes espécies: sobreiros, carvalhos, castanheiros e medronheiros. Observaram-se também diversas espécies de líquenes, musgo e cogumelos. Foram ainda avistadas algumas espécies invasoras como a acácia e a mimosa.
Uma conclusão alarmante a que chegámos foi o reduzido nível da água, o que é preocupante e confirma a seca a que o território português tem estado sujeito nesta altura do ano.
A partir das amostras, verificou-se que a água é esverdeada, mas não tem odor. A água estava a 15ºC e o seu PH era 5,5.
A próxima saída de campo será na primavera.















FIM
Prof. Olívia Pena

Comentários