Atividades do Eco clube da ES de Sobreira - Recolha de óleo




"Uma estratégia bem oleada"
 
            Na Escola Básica de Sobreira estamos a trabalhar para preservar a natureza. Entre outras iniciativas, iniciámos, este ano, a recolha de óleo alimentar usado na cozinha. O óleo utilizado na confeção de refeições vai parar ao oleão.
 
 
 
 
O oleão é um recipiente destinado a recolher os óleos alimentares, sendo exclusivamente usado para este tipo de óleos. O objetivo é evitar que o óleo vá pelo ralo da banca da cozinha. Atualmente, em Portugal, o produtor é responsável pelos resíduos que gera (D. L. N.º 178/2006 de 5 de setembro).

A recolha de óleos pretende evitar a contaminação das redes de água. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água, quando é indevidamente enviado para os esgotos!

Depois de recolhido, o óleo é encaminhado para uma estação de tratamento e de valorização deste resíduo. Por fim, o óleo alimentar é transformado em biodiesel.

Na nossa escola, esta recolha é feita na cozinha, mas também pode ser feita por alunos, assistentes operacionais ou professores que queiram trazer óleo alimentar usado de casa e entregá-lo na escola. Além dos oleões localizados na cozinha, existem dois oleões para recolher pequenos recipientes, tais como, garrafas de óleo usado. Não são os oleões tamanho XL, que existem em muitos locais públicos, sobretudo junto das grandes superfícies comerciais, mas são uns bidões cor de laranja para receber pequenos recipientes. Quem trouxer óleo para reciclar, recebe pontos e pode receber prémios.

Agora que já sabe o mal que pode causar ao verter o óleo diretamente pelo cano abaixo, dê-se ao trabalho de o colocar numa garrafa e coloque-a num oleão perto de si.

Convidamos todos os leitores a aderirem a esta causa.
Cláudio Pereira, 7.º B

Comentários