ECO CLUBE na EB de Sobreira - INVASORAS.PT DESAFIO 4





INVASORAS.PT – DESAFIO 4: DIVULGAÇÃO DO TEMA DAS INVASÕES BIOLÓGICAS (ARTICULAÇÃO COM O CLUBE DE JORNALISMO)




Este desafio é um concurso de trabalho livre em que se optou pela comunicação e divulgação do tema das invasões biológicas com um artigo de jornal, elaborado pelo aluno do Clube de Jornalismo, Cláudio Pereira. O artigo foi submetido na plataforma do invasoras.pt e enviado a concurso.

“Plantas invasoras
As plantas invasoras são, geralmente, plantas exóticas trazidas um pouco de todas as partes, algumas já desde o tempo dos descobrimentos. Nem todas as plantas exóticas são invasoras, uma vez que algumas coexistem com as plantas nativas de forma equilibrada.
O que define então uma espécie deste tipo?
As plantas invasoras não precisam de ser semeadas, reproduzem-se muito rapidamente, usam os recursos naturais ao seu dispor, retirando esses recursos a plantas autótones.
As invasoras tornam-se um problema e têm efeitos negativos a vários níveis. Podem causar alergias e outros problemas de saúde; podem provocar a diminuição de recursos naturais sobretudo a água; podem originar prejuízos económicos quando ocupam terrenos agrícolas ou florestais.
No nosso país, existem vários exemplos de espécies invasoras, tais como: as mimosas, o jacinto de água, a acácia de espiga, o chorão, a erva-da-fortuna, e até o eucalipto, entre outras.
Desde a palestra que decorreu na Escola Básica de Sobreira, os alunos que se envolveram no projeto ficaram mais sensibilizados para detetar espécies de plantas invasoras e usaram ocasionalmente a aplicação para registar a deteção e localização de invasoras.
Na localidade da escola, foram observadas espécies que se evidenciaram pela sua abundância e que são as mimosas e os eucaliptos.
O combate às plantas invasoras deve ser feito localmente e, por isso, é importante saber distinguir e controlar a sua propagação, o que só se consegue se forem sendo eliminadas à medida que se reproduzem.
Cláudio Pereira




Comentários