ECO CLUBE na EB de SOBREIRA - PUBLICAÇÕES NAS SEGUINTES PLATAFORMAS (ARTICULAÇÃO COM O CLUBE DE JORNALISMO)





                                    PUBLICAÇÕES NAS SEGUINTES PLATAFORMAS (ARTICULAÇÃO COM O CLUBE DE JORNALISMO)



                                           “JOVENS REPÓRTERES DO AMBIENTE”

       
“À DESCOBERTA DA BIODIVERSIDADE"
                Serralves organizou o Bioblitz 2018 e convidou as escolas a descobrir a fauna e a flora que habitam no Parque. Ao longo de uma semana, entre 16 e 20 de abril, as atividades foram realizadas com alunos e professores. No fim de semana que se seguiu, 21 e 22 de abril, o público em geral, especialmente em grupos familiares, também puderam participar no evento. Esta iniciativa pretendeu identificar e inventariar as diferentes espécies num curto período de tempo.
A professora Olívia Pena inscreveu a Escola Básica de Sobreira e os alunos do 7.º ano passaram o dia 16 de abril nas diferentes Oficinas Pedagógicas, orientadas pela equipa de Educadores do Serviço Educativo Ambiente e Arte, e nas Saídas de Campo conduzidas por investigadores do CIBIO-InBIO. Os alunos do 2.º ano da Escola Básica de Recarei também foram ao Bioblitz, porque a professora Margarida Rodrigues aceitou o convite.
A nossa turma, 7.º B, teve a oportunidade de participar em quatro atividades.
A manhã começou com uma Saída de Campo para observar as aves do Parque e registar os indivíduos que víamos. Conseguimos ver gaios, pegas, pombas, pardais e gaivotas e preparámos uma mistura de alpista, farinha e água, que pudemos trazer para colocar em locais por nós escolhidos. A investigadora que nos acompanhou disse-nos que as aves precisam de ninhos e comida para viver nas zonas urbanas. Os nossos colegas do 7.º A e D construíram ninhos.
A seguir, fomos descobrir os líquenes. Aprendemos que estes seres vivos surgem de uma simbiose entre fungos e algas e crescem em Serralves nos trocos das árvores e muros. As suas cores podem variar: vimos líquenes verdes e cor de bronze. Nesta Oficina, colorimos folhas A3 com lápis de cera e com estes trabalhos participámos numa instalação que pretendia representar as pequenas células que formam esta espécie.
A tarde foi reservada a outros exemplares da flora e da fauna. A Saída de Campo levou-nos a seguir a pista das árvores e arbustos. Descobrimos um exemplar de azevinho, um teixo, um carvalho-alvarinho e uma espécie alógena que já foi usada para construir mastros de navios.
Ainda houve tempo para conhecer os anfíbios. E tivemos sorte! Conseguimos ver três espécies diferentes: uma rã verde, um tritão de ventre laranja e um girino de salamandra.
Foi um dia fantástico!
Eco-Repórteres



"Brigadas da floresta"


https:// brigadadafloresta.abae.pt/brigada-da-floresta-2/  



Rec           Recolha de sementes;
 Criação de viveiro de árvores autóctones;
Campanha “Juntos pela floresta”;
Passeios pedestres.

              GLOBAL ACTION DAYS
https://ecoescolas.abae.pt/projetos-2017-2018/global-action-days/

            “ Reflorestação em Santa Comba"
         No dia 18 de abril, os alunos do 7.º B e C participaram com a professora Olívia Pena na reflorestação em Santa Comba, Sobreira. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, o Vereador do Pelouro da Educação, Paulo Silva, o Presidente da Junta de freguesia de Sobreira, João Gonçalves, e o engenheiro florestal, João Costa. O Núcleo da Cruz Vermelha de Sobreira também participou e foi representado pela psicóloga e voluntária Martinha Vidinha.
                   Esta atividade foi organizada pela Junta de Sobreira e pela Câmara Municipal e consistiu na plantação de rebentos de pinheiros para ajudar a recuperar a vegetação que ardeu, no verão. Nesta zona, os pinheiros que ficaram carbonizados eram ainda jovens árvores, que tinham sido plantadas há cerca de oito anos.
                   Os funcionários da Junta de Freguesia de Sobreira deram uma preciosa ajuda e orientaram cada um dos pequenos grupos em que as turmas se dividiram.
                  Espera-se assim sensibilizar os mais jovens para a importância de preservar e proteger a floresta.

Cláudio Pereira, 7.º B

                               

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