Escola Básica de Recarei - PAA


Dia Eco Escolas, Dia de aulas ao ar livre
No dia 23 de maio, Dia Eco Escolas, por proposta da Câmara Municipal, a EB Recarei deu ênfase aos temas do Ambiente e Sustentabilidade, com grande parte das atividades desenvolvidas fora da sala se aula e até da escola.
Para além do Programa Eco Escolas, as atividades envolveram o Parque das Serras, as comemorações do Dia de Aulas ao ar livre e o Projeto "A Natureza é a melhor sala de aula" (CRE Porto),
Foi também dia de mostrar numa Exposição o que se vai fazendo em cada sala no âmbito do Eco escolas e do Parque das Serras do Porto. O corredor foi pequeno para tantos trabalhos! A arte e a informação apresentava-se em cartazes, construções, painéis criativos, fazendo recurso na maioria dos casos a materiais de desperdício.
Foi também  dia de sair da sala para trabalhar, para investigar, para ir à horta, para descobrir, para brincar, para lanchar. Este foi um dia de estar mais atento, de reparar em pormenores, de aprender novas coisas, de partilhar.
Havia alunos no recreio envolvidos em medições, no cálculo de perímetros e áreas, num Bioblitz para inventariação de espécies, na criação de poemas e adivinhas, em jogos.
Falou-se de Biodiversidade, do Ciclo de Vida do Bicho-da-seda, fez-se comedouros para pássaros e criou-se um hotel para insetos.
Foi dia de falar de Sustentabilidade, Biodiversidade, responsabilidade, compromisso, foi um dia para se mostrar que nos preocupamos com o planeta e que o queremos ajudar!

 
 Festa final

No dia 19 de junho a EB Recarei abriu as suas portas para receber a comunidade na Festa Final, atividade que envolveu todos os alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo, professores e famílias.
A escola envolveu-se num projeto comum, contando também com as atividades de enriquecimento curricular.
Num musical tendo como personagens principais os alunos da atividade extra curricular de Expressão Dramática, orientados pela professora Salomé, fomos viajando pelo mundo das Canções Tradicionais e Infantis.   Dançamos usando todo o nosso corpo, fomos Piratas e ajudamos o mundo, fomos ao Jardim da Celeste, a Viseu e a Marrocos, visitamos o Jardim da Celeste  e a Loja do Mestre André e pudemos conhecer o camelo Areias, a Machadinha e a Saia da Carolina, numa viagem apresentada pela Carochinha e pelos seus amigos.
O ambiente era muito alegre e colorido. As vozes, as músicas, as danças e as roupas deram vida a este dia de "casa muito cheia" em que se mostrou que a escola não é só manuais, cadernos e fichas! A escola é também um espaço de reunião, de partilha e de festa, como os olhares felizes demonstraram.






Plasticologia marinha

Na EB Recarei os alunos do 2.º e 3.º ano tiveram a oportunidade de  saber mais sobre o flagelo do plástico com a atividade "Plasticologia marinha" dinamizada por biólogos do Oceanário de Lisboa.
Esta atividade pretende sensibilizar para a grande ameaça dos plásticos nos ecossistemas marinhos e no Homem e para motivar para passar a mensagem. Nas aulas fala-se muitas vezes de poluição, de biodiversidade, de sustentabilidade,... Os alunos já estão certamente muito atentos a este problema, mas é sempre bom relembrar ou saber mais, sobretudo quando é apresentado por um especialista.
Pôde-se ver ou rever alguns filmes fundamentais para repensarmos nas nossas ações, mudarmos hábitos e passar a palavra. Na exploração da atividade os alunos referiram ter ficado assustados ao saber que apenas cerca de 24% do plástico é reciclado, que existe uma ilha de plástico 7 vezes maior que Espanha,  que em 2050 vai haver mais plástico que animais no mar. As imagens de uma tartaruga  de onde era retirada uma rede de pesca da boca, de sacos de plástico retirados do estômago de animais, de uma morsa estrangulada por uma argola, eram assustadoras ...
Os alunos foram alertados para o facto de nem todos os plásticos se verem, sendo um grande problema os microplásticos!   Aprenderam que a palavra "microplásticos" se refere a plásticos com menos de 5 mm. Esses são um problema gigante pois não se veem a olho nu, são confundidos com areias, na praia. Aparecem nos esfoliantes, nos detergentes e até na pasta de dentes! Ficaram tão alarmados que  começaram a ver com atenção os rótulos dos produtos que usam em casa, detetando ameaças pois sabem que estes microplásticos entram facilmente numa cadeia ou teia alimentar porque os peixes os ingerem, pensando que são alimento!
Em atividades práticas, numa caixa de areia que simulava a praia, os alunos identificaram "lixo"  que retiram mas certamente ficaram na areia muitos microplásticos! Alguns puderam ser "veterinários" que trataram animais que estavam doentes por terem ingerido plásticos. Numa apresentação de imagens, identificaram atitudes corretas, sustentáveis e atitudes erradas e finalmente um  jogo Quiz testou os seus conhecimentos, sendo o resultado excelente.
Aos poucos, os alunos vão adquirindo os conhecimentos para diminuir a sua Pegada Ecológica e tomando consciência de que os devem mesmo usar porque a Terra é o único local onde podemos viver!




Rota do Românico
 
Os alunos do 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de ficar a conhecer melhor a Rota do Românico.
Podemos encontrar este estilo arquitetónico em 58 monumentos de 12 concelhos dos vales do Sousa, Tâmega e Douro  (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), , estando 5 deles em Paredes. O mais próximo de nós é a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.
A técnica que desenvolveu a atividade apresentou as características deste estilo, enquanto apresentava imagens de vários monumentos: era usado o granito, em pedras alinhadas, as portas tinham arcos de volta perfeita, as janelas eram muito estreitas (frestas), e havia colunas gravadas formadas por três partes (base, fuste e o capitel).
Depois desta apresentação, os alunos construíram em papel a Torre dos Alcoforados, monumento de Lordelo.
A apresentação motivou os alunos para uma passagem pelo Centro de Interpretação do Românico (CIR), aberto ao público no dia 27 de setembro de 2018, na vila de Lousada. Para além dos espaços de receção e biblioteca, o CIR é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuídos por um amplo átrio central e por seis salas temáticas: Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos.




Comentários