"Liberta a música que há em ti" - Projeto de articulação




Projeto de articulação entre 4.º ano e Pré escolar

 "Liberta a música que há em ti"






O 4.º ano e o Pré Escolar da EB Recarei, à quinta feira trabalham em conjunto num projeto que privilegia o recurso à exploração da voz e do próprio corpo, como fonte de percussão, complementando as atividades com recurso a materiais específicos ou improvisados (maracas, clavas, caixas chinesas, pandeiretas,...). Os cavaquinhos serão também utilizados na exploração de canções.
    As atividades têm como base lengalengas, travalínguas, cantilenas, canções, existentes ou criadas pelos alunos em contexto de sala de aula (no caso do 4.º ano, associadas às atividades desenvolvidas em Português e em Oferta Complementar no âmbito do Parque das Serras do Porto e Educação para a Cidadania) .
para no projeto de articulação com o Pré Escolar, "Liberta a música que há em ti", tivemos hoje uma atividade diferente.
    Numa atividade diferente, para além de se usar os nossos instrumentos corpo e voz em lengalengas e canções, houve um momento de apresentação de alguns membros da família dos instrumentos de corda ou cordofones.
    A apresentação começou por um instrumento que todos já conheciam, a guitarra clássica, a maior da família (que por acaso até nem é muito grande porque a guitarra que a professora trazia é para crianças pequeninas).     Para mostrar como era própria para crianças pequenas, a professora chamou uma menina do Pré para pegar nela e podermos confirmar. Contámos as cordas, ouvindo-as tocar. São 6 cordas que, nesta guitarra, são de nylon.
    Na ordem decrescente de tamanho  chegou depois o guitalelé que todos já conheciam, também. Ele também tem 6 cordas de nylon.
    Em terceiro lugar chegou o nosso amigo cavaquinho, que , só com 4 cordas, consegue ser o mais barulhento de todos porque as cordas são de aço, podem até ferir os dedos. Alguns de nós já fizeram bolhas nos dedos ao tocar sem palheta!
    A professora deixou para o fim o mais bonito de todos, um ukulele bem colorido, parecido com o cavaquinho.     Este instrumento também tem 4 cordas mas são de nylon.
    A professora contou-nos que o ukulele está relacionado com a expansão marítima pois foi levado pelos madeirenses para o Havai. Descende do braguinha, uma espécie de cavaquinho mas mais pequeno. Disse-nos ainda que "Ukulele", no idioma havaiano, quer dizer "pulga saltitante", por causa do movimento das mãos de quem o toca. 





Comentários