Projeto
de articulação entre 4.º ano e Pré escolar
"Liberta a música que há em ti"
O
4.º ano e o Pré Escolar da EB Recarei, à quinta feira trabalham em conjunto num
projeto que privilegia o recurso à exploração da voz e do próprio corpo, como
fonte de percussão, complementando as atividades com recurso a materiais
específicos ou improvisados (maracas, clavas, caixas chinesas, pandeiretas,...).
Os cavaquinhos serão também utilizados na exploração de canções.
As atividades têm
como base lengalengas, travalínguas, cantilenas, canções, existentes ou criadas
pelos alunos em contexto de sala de aula (no caso do 4.º ano, associadas às
atividades desenvolvidas em Português e em Oferta Complementar no âmbito do
Parque das Serras do Porto e Educação para a Cidadania) .
para no projeto de
articulação com o Pré Escolar, "Liberta a música que há em ti",
tivemos hoje uma atividade diferente.
Numa atividade
diferente, para além de se usar os nossos instrumentos corpo e voz em
lengalengas e canções, houve um momento de apresentação de alguns membros da
família dos instrumentos de corda ou cordofones.
A apresentação
começou por um instrumento que todos já conheciam, a guitarra clássica, a maior
da família (que por acaso até nem é muito grande porque a guitarra que a
professora trazia é para crianças pequeninas). Para mostrar como era própria
para crianças pequenas, a professora chamou uma menina do Pré para pegar nela e
podermos confirmar. Contámos as cordas, ouvindo-as tocar. São 6 cordas que,
nesta guitarra, são de nylon.
Na ordem decrescente
de tamanho chegou depois o guitalelé que
todos já conheciam, também. Ele também tem 6 cordas de nylon.
Em terceiro
lugar chegou o nosso amigo cavaquinho, que , só com 4 cordas, consegue ser o
mais barulhento de todos porque as cordas são de aço, podem até ferir os dedos.
Alguns de nós já fizeram bolhas nos dedos ao tocar sem palheta!
A professora deixou
para o fim o mais bonito de todos, um ukulele bem colorido, parecido com o
cavaquinho. Este instrumento também tem 4 cordas mas são de nylon.

Comentários
Enviar um comentário