De volta ao Projeto - "A Natureza é a melhor sala de aula"
As turmas do
4.º ano da EB Recarei continuam este ano a participação no projeto “A Natureza
é a melhor sala de aula” respondendo à proposta do CRE.Porto – Centro Regional
de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área
Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a
sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área
Metropolitana do Porto. do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área
Metropolitana do Porto.
Este projeto “A
Natureza é a melhor sala de aula” nasce da necessidade de aproximar as crianças
e jovens à Natureza, em contexto de aprendizagem. O meio natural e os espaços
verdes, para além de melhorarem a condição física e psicológica das crianças e
jovens, constituem um excelente espaço de observação, experimentação e
aprendizagem.
Pretende-se
com este projeto aproveitar os estímulos, desafios e recursos pedagógicos oferecidos
pela Natureza, contribuindo assim para educar as crianças e jovens de uma forma
integral, autónoma e estimulante.
Nesta
primeira atividade, respondendo à proposta da equipa, fomos "Jardineiros de flores".
Começamos por
conhecer Claude Monet, um pintor francês que nasceu em 1840 e morreu em 1926. Foi um dos mais
importantes pintores do Impressionismo, estilo a quem ele deu o nome, com um quadro chamado "Impressão: Sol
nascente".
Vimos alguns
dos seus quadros e o que nos chamou mais a atenção foram as flores! Muitas, muitas, de muitas cores.
Também reparámos na ponte que aparecia em vários quadros.
Monet dizia
que o jardim da sua casa em Giverny era a sua grande obra de arte e por isso
fomos "visitá-lo".
Os jardins
são mesmo muito bonitos! E têm tanta biodiversidade!

Falámos depois da diferença entre as flores (aspeto, duração, climas preferidos,...), a partir da observação de um documentário.
A professora fez-nos depois uma propostas, a de sermos arquitetos paisagistas e criarmos um projeto para o jardim da nossa escola. Devíamos pensar numa zona da escola e imaginar um jardim e assim surgiram várias propostas, umas bem exequíveis, outras um pouco utópicas. .
Passámos depois para o terreno, preparando os canteiros para receber as sementes ou plantando. Esta atividade terá continuidade pois a sementeira e plantação implicam monitorização constante.
Comentários
Enviar um comentário