Projeto - "A Natureza é a melhor sala de aula"



De volta ao Projeto  - "A Natureza é a melhor sala de aula"





As turmas do 4.º ano da EB Recarei continuam este ano a participação no projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” respondendo à proposta do CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.
Este projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” nasce da necessidade de aproximar as crianças e jovens à Natureza, em contexto de aprendizagem. O meio natural e os espaços verdes, para além de melhorarem a condição física e psicológica das crianças e jovens, constituem um excelente espaço de observação, experimentação e aprendizagem.
Pretende-se com este projeto aproveitar os estímulos, desafios e recursos pedagógicos oferecidos pela Natureza, contribuindo assim para educar as crianças e jovens de uma forma integral, autónoma e estimulante.
Nesta primeira atividade, respondendo à proposta da equipa, fomos "Jardineiros de flores".
Começamos por conhecer Claude Monet, um pintor francês que nasceu em 1840 e morreu em 1926. Foi um dos mais importantes pintores do Impressionismo, estilo a quem ele deu o nome, com um quadro chamado "Impressão: Sol nascente".
Vimos alguns dos seus quadros e o que nos chamou mais a atenção foram as flores! Muitas, muitas, de muitas cores. Também reparámos na ponte que aparecia em vários quadros.
Monet dizia que o jardim da sua casa em Giverny era a sua grande obra de arte e por isso fomos "visitá-lo".
Os jardins são mesmo muito bonitos! E têm tanta biodiversidade!
Relembrámos depois a importância das flores nos ecossistemas, sempre associando-as aos insetos e falámos das estratégias que as flores usam para atrair os insetos, como a cor ou o perfume.
Falámos depois da diferença entre as flores (aspeto, duração, climas preferidos,...), a partir da observação de um documentário.
A professora fez-nos depois uma propostas, a de sermos arquitetos paisagistas e criarmos um projeto para o jardim da nossa escola. Devíamos pensar numa zona da escola e imaginar um jardim e assim surgiram várias propostas, umas bem exequíveis, outras um pouco utópicas. .
Passámos depois para o terreno, preparando os canteiros para receber as sementes ou plantando. Esta atividade terá continuidade pois a sementeira e plantação implicam monitorização constante.





Comentários