Dia da Europa


Dia 9 de maio




Comemorou-se no passado dia 9 de maio o Dia Da Europa.

Trata-se de um momento da história da Europa e do Mundo digno de comemoração quanto mais não seja porque nos permitiu um dos mais longos períodos de paz e desenvolvimento que este continente viveu.
Habitualmente esta data é comemorada na Nossa Escola com um almoço temático, alusivo a um dos 27 países que fazem parte da União Europeia, também com uma exposição dos trabalhos dos alunos e um peddy-paper. No ano transato tivemos a preciosa colaboração da Cruz Vermelha da Sobreira que também estava previsto operar no atual ano letivo.
Apesar das circunstâncias especiais que todos vivemos devido á pandemia do Covid 19, este ano também não deixamos de comemorar esta data tão marcante. Por este mesmo motivo foi ainda mais importante afirmar um dos grandes valores que estiveram na base da formação desta grande comunidade de países e nações – a solidariedade.
Num momento em que a maior parte das nações parecem estar preocupadas apenas com os seus próprios interesses faz todo o sentido lembrar aos nossos líderes europeus que os pais fundadores da Europa cimentaram cada um dos pedaços deste continente, despedaçado por duas grandes guerras mundiais, com a esperança e a solidariedade entre os europeus. É essa esperança e solidariedade que mais nos faz falta neste período tão especial e único das nossas vidas.
Infelizmente a situação de pandemia não nos permitiu viver essa data como previsto, mas houve atividades que se realizara online, durante uma semana.
Assim nas turmas do 7.º e 9.º anos os alunos comemoraram esta data numa aula planificada para esse fim, visualizando um filme sobre o funcionamento da união Europeia e realizando um jogo interativo com os seus colegas.
Nas turmas do 8.-º e 10.º anos os discentes foram convidados a visualizarem um vídeo ilustrativo do aparecimento da União Europeia e sua continuidade.  
Também fez parte das comemorações a participação de todos os alunos num quizz em colaboração com a Biblioteca Escolar, no qual participaram 248 alunos, com direito a atribuição de prémios. O primeiro prémio foi atribuído a um aluno do 7.ºA, o segundo a um aluno do 7.º B e o terceiro prémio a um aluno do 7.º D.


Parabéns a todos aqueles que participaram!

Os docentes de Geografia

Comentários