Dia Internacional das Migrações

 

Dia Internacional das Migrações

18 de dezembro

Na semana de 12 a 16 de dezembro de 2022 a Escola Básica e Secundária de Sobreira fez os seus trabalhos de reflexão no sentido de comemorar o Dia Internacional das Migrações. Atividade integrada no Clube Europeu da Sobreira.

Os alunos do 8.º ano na disciplina de Geografia e os do secundário do curso de línguas e humanidades, em Geografia A, responderam ao desafio lançado. Os alunos assistiram a filmes e leram notícias relacionadas com as migrações atuais e tiraram as suas conclusões que registaram num mural na escola.

Os desafios económicos globais que enfrentamos e situações atuais de guerra são assuntos do nosso dia-a-dia e os quais nos inquietam. Os nossos alunos ao abordarem o tema das migrações em sala de aula, fizeram textos, poemas, selecionaram imagens que depois expuseram no polivalente, dos quais se apresenta uma pequena amostra do mural quase finalizado.

Foto: Maria de Fátima Silva-11B

Com esta abordagem focamos a atenção nas migrações atuais, forçadas pela guerra e o movimento de solidariedades que desencadeiam. O sentimento de incompreensão da existência dos conflitos e as possibilidades de resolução. Também os fluxos migratórios dos menos favorecidos pela falta de emprego nos lugares de origem e a sua integração e o respeito pelos seus direitos nos lugares de chegada. Apesar da globalização do tema focámos a nossa atenção na realidade de Portugal sobretudo por ser um país de emigrantes, havendo vantagens e inconvenientes, vividas por alguns dos nossos alunos… Uma outra abordagem foi as migrações livres que inspiram os jovens a viverem novas aventuras, a construção de um mundo diversificado, mas de princípios comuns. Sendo nós membros da União Europeia, os jovens têm oportunidade de viverem as experiências com programas como o Erasmus, permitindo comungar de novas vivências, culturas e aprendizagens que promovem a aceitação e a encarar os movimentos migratórios de forma muito natural.

                                                                                                                                    Equipa CE

Comentários