1-Bookmark Exchange
Project - Projeto de troca de marcadores de livros
Para assinalar o Mês Internacional da
Biblioteca Escolar (MIBE), a International Association of
School Libraries (IASL) desafia as bibliotecas escolares a dinamizarem
projetos de troca de marcadores de livros entre escolas de diferentes países.
A biblioteca do nosso Agrupamento passou-nos o desafio
e, mais uma vez, respondemos. Como falámos muitas vezes de Diversidade e
de Interculturalidade, é uma forma de conhecer outros povos e outras culturas.
Este ano o tema é "LER PARA A PAZ E HARMONIA
GLOBAIS" e o nosso
país de intercâmbio é a Roménia.
Fomos pesquisar para conhecer um bocadinho deste país.
Vimos no Google Earth que faz fronteira com a Ucrânia, por isso, o tema da PAZ vem mesmo a calhar.
Comentando os
nomes tão estranhos das cidades, alguns parecendo impossíveis de ler, passeamos
nas ruas da capital, Bucareste (que por acaso tem um dos
poucos nomes que lemos sem dificuldades!), e parámos em frente ao Palatul
Parlamentului, o Palácio do Parlamento de
Buscareste, um edifício enorme.
Descobrimos que a lenda do Conde Drácula está ligada a este país e fomos conhecer o seu assustador Castelo de Bran que tem mais de sessenta quartos, passagens estreitas e câmaras escondidas.
De certeza que este país tem muito mais para nos
encantar, por isso, vamos continuar a pesquisar.
Para já, começámos os marcadores que vamos enviar, ficando, ansiosos, à espera de receber os dos nossos colegas romenos!
2-Peddy paper na biodiversidade do Parque
das Serras
A nossa escola recebeu a exposição "Traços de biodiversidade", do Parque das Serras do Porto. As imagens são feitas em aguarelas e estão
muito bonitas.
Já andámos várias vezes por lá a observar as espécies e também já fizemos
jogos de busca, tentando ser os primeiros a descobrir a espécie que a professora
indicava.
Hoje, por grupos, fizemos um Peddy paper que nos obrigava a identificar as
espécies pelo texto. Umas são muito fáceis de identificar, outras, as que não
conhecemos tão bem, nem por isso.
O corredor ficou um bocado confuso pois todos corriam de um lado para o
outro à procura e ouvia-se sempre alguém a chamar os colegas dizendo que tinha
encontrado.
Esta é uma boa maneira de conhecer melhor a biodiversidade do Parque das Serras!
Hoje a nossa manhã foi bem diferente do habitual!
Mesmo antes de almoço, depois de todas as outras turmas terem participado,
fomos até ao pavilhão onde um grupo de colegas da Escola Básica e Secundária da
Sobreira, acompanhados de professores, nos esperava para uma atividade nova
para nós. Fomos aprender a jogar boccia. Esta
atividade foi organizada pela EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à
Educação Inclusiva).
O Boccia é
uma modalidade para atletas com paralisia cerebral e/ou outras disfunções
neurológicas e tornou-se uma modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova
Iorque.
Neste jogo
que pode ser disputado de forma individual, a pares ou por equipas. são
atiradas umas bolas de couro, seis azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as
colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack” ou bola alvo.
Nós atirámos as bolas com a mão mas é permitido o uso das mãos, dos pés ou de
instrumentos de auxílio (calhas) para atletas com dificuldades de
movimentos.
As bolas são bem pesadas mas, mesmo assim, às vezes passavam pela bola branca e continuavam caminho! Era preciso muita concentração e pensar bem na força a aplicar para a bola se aproximar o mais possível da bola branca.
Enquanto um grupo jogava Boccia, outro fazia um percurso que implicava saltar a um pé ou pés juntos, caminhar sobre uma mesa e saltar no fim, chutar uma bola à baliza,.... Todos puderam realizar as duas atividades.
Os nossos
colegas e os professores estavam muito atentos ao que fazíamos e iam dando
instruções e ajudando quem precisava.
No fim demos um grande abraço coletivo, agradecendo aos nossos
colegas a partilha!
Gostámos muito desta atividade! Se tivéssemos aquelas bolas poderíamos treinar mais! Pode ser que seja possível improvisar umas!
As árvores de
Natal costumam ser verdes, também há algumas brancas mas nós estamos a
construir uma amarela, respondendo ao desafio do Eco Escolas. Este desafio
pretende chamar a nossa atenção para a importância da separação das embalagens
Tetrapak no ecoponto amarelo, convidando-nos a criar a árvore a
partir de embalagens Tetra pack da Compal.
Como nos
preocupamos sempre com a sustentabilidade, aproveitámos uma árvore de Natal de
um trabalho do ano passado. Para a base amarela, para receber os enfeites,
usámos papel, também reutilizado.
No magusto bebemos Compal e guardamos os pacotes que foram cortados e lavados. Agora escolhemos como figura os bonecos de gengibre e começámos a recortar.
Hoje, 24 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Ciência.
O objetivo deste dia é enaltecer o papel
da ciência para o desenvolvimento, destacar personalidades da ciência e da
investigação, colocar desafios para o futuro e motivar o gosto pela ciência,
sobretudo nos mais jovens.
O Plano de Atividades Ambientais da
Câmara Municipal de Paredes propôs às Eco escolas do concelho o projeto "Dois palmos
de Ciência", que prevê a
organização de uma atividade científica mensal. A nossa escola foi a
primeira a responder ao desafio!
No primeiro ano, quando falámos sobre os
cientistas, dissemos que eram umas pessoas que trabalhavam com tubos de ensaio,
que trabalhavam com tubos de ensaio, e até que eram despenteados!
Entretanto fomos aprendendo que um
cientista ou investigador faz muito mais do que isso, que trabalha muitas áreas
de investigação, por vezes nem precisando de laboratório, como nós
imaginávamos.
A Investigadora Xana Sá Pinto, que já conhecemos dos nossos trabalhos do
Bibliolab, já começou ontem com o 2.º ano, com a atividade
"Borboletas da Floresta amarela", trabalhando a seleção natural e o
impacto das alterações ambientais nas espécies. Hoje foi a vez do 4.º ano
participar numa atividade sobre a linha da vida e a história da vida na
Terra.
Nós recebemos a investigadora Juliana
Alves, madrinha do Dinis, com uma atividade sobre o DNA. Falámos de células,
aprendemos que o DNA é o código da vida, que está presente em todas as
formas vivas definindo as suas características, que define o sexo de uma
pessoa, ... Aprendemos que os vírus que vivem como parasitas, não têm
o DNA junto, no núcleo, e por isso podem não ser considerados seres
vivos.
Entretanto transformamo-nos em
investigadores e fizemos extração do DNA da banana. Seguindo as instruções do
texto, fomos realizando o processo, com a ajuda da investigadora. A Eduarda
foia primeira ajudante porque tinha trazido para este dia uns óculos de
laboratório. Na sala temos batas e a investigadora Juliana deu-nos luvas, por
isso, estávamos vestidos a rigor!
Durante a experiência fomos ouvindo as
explicações e ficámos a saber que o detergente servia para destruir a
gordura da membrana do DNA e que o sal ajudava a acelerar o processo. por
exemplo
Pudemos ver no fim o DNA, e cada um de nós recolheu num Eppendorf (pequeno
recipinete fechado), um bocadinho, para levar para casa.
Este dia assinala também a publicação da
teoria de Darwin "Sobre a
origem das espécies através da seleção natural", em 1859. Com este trabalho, Darwin
tornou-se um dos cientistas mais combatidos da época.
Já conhecemos Darwin do 1.º ano pelo
trabalho que fizemos, e hoje, no fim do dia, começámos a explorar o livro que a
Xana ofereceu à escola.
6-Dia da Floresta Autóctone, Dia do hastear da Bandeira Verde Eco Escolas, Projeto Europeu YMCA - Youth Makers as Climate Pact Ambassadors.
O Dia da Floresta Autóctone foi criado como complemento ao Dia Mundial da
Floresta (21 de março), e é assinalado na Península Ibérica em novembro, mês
com melhores condições para a plantação de árvores no território ibérico (em comparação
com março).
O bom tempo que se fez sentir, deixou-nos seguir os
planos e, como acontece todos os anos, o dia na nossa escola foi
muito animado com sementeiras e plantações.
Na nossa turma o dia foi muito especial! A convite da
Embaixada da Juventude, no decurso da seleção do Porto como Mission City pela Comissão Europeia,
recebemos uma equipa no âmbito do Projeto Europeu YMCA - Youth Makers as
Climate Pact Ambassadors.
Este Projeto decorre de 22 a 24 de Novembro 2022, envolvendo
participantes da Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal.
Juntámo-nos na biblioteca e começámos a manhã com o filme de apresentação
do Parque das Serras do Porto que já vimos imensas vezes mas
que sempre nos deixa encantados. Hoje havia uma novidade, as legendas em
inglês.
De seguida os visitantes puderam conhecer um pouco do nosso trabalho com as apresentações da investigadora Xana do projeto Bibliolab e a Dra Raquel do Parque das Serras
Respondemos também a algumas perguntas, e com a ajuda do blogue, apresentámos
algumas das nossas atividades.
Como não podia deixar de ser, cantámos os nossos hinos à Terra e ao Parque,
com os nossos convidados a acompanhar-nos no refrão. Para que pudessem
compreender o que cantávamos, com a ajuda da Dra. Ana, da Embaixada
da Juventude, havia a letra em português e em inglês.
No fim todos
os visitantes puderam escolher um marcador de livros que criámos ilustrando a
frase "United for the Planet".
Depois deste encontro, juntámo-nos todos no recreio para a Cerimónia do
Hastear da Bandeira Verde Eco Escolas que contou com a presença da autarquia
(Presidente da Câmara e adjunta, Vereador do Ambiente, Presidentes da Junta de
Freguesia de Recarei e de Aguiar de Sousa) e Associação de Pais.
Depois de uns dias de mau tempo com chuva e vento, o
sol brilhava e a bandeira agitava-se como se estivesse a acenar-nos! Foi uma
bela maneira de acabar a manhã.
Antes de se irem embora os nossos parceiros plantaram
um sabugueiro que vai ficar como uma bela memória deste dia.
Adorámos este dia!
Amanhã este dia vai continuar na nossa turma pois vamos fazer as
sementeiras e continuar a plantação, pois hoje o tempo não chegou.
Vamos também explorar a exposição que recebemos do Parque das Serras,
"Traços de biodiversidade".
A nossa escola participou mais uma vez no
exercício A TERRA TREME.
Este é um
exercício anual organizado pela Autoridade Nacional de Emergência
e Proteção Civil e o seu objetivo é alertar e sensibilizar a população
sobre como agir antes,
durante e depois da ocorrência de um sismo.
Mais uma vez relembrámos os 3 gestos essenciais
para nos protegermos em caso de sismo, BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.
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