Intervenções dos alunos do T3AR

1-Bookmark Exchange Project - Projeto de troca de marcadores de livros


Para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), a International Association of School Libraries (IASL) desafia as bibliotecas escolares a dinamizarem projetos de troca de marcadores de livros entre escolas de diferentes países.  

A biblioteca do nosso Agrupamento passou-nos o desafio e, mais uma vez, respondemos. Como falámos muitas vezes de Diversidade e de Interculturalidade, é uma forma de conhecer outros povos e outras culturas.

Este ano o tema é "LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS" e o nosso país de intercâmbio é a Roménia.

Fomos pesquisar para conhecer um bocadinho deste país. 

Vimos no Google Earth que faz fronteira com a Ucrânia, por isso, o tema da PAZ vem mesmo a calhar. 


                                                                Google Earth: fronteiras da Roménia


Comentando os nomes tão estranhos das cidades, alguns parecendo impossíveis de ler, passeamos nas ruas da capital, Bucareste (que por acaso tem um dos poucos nomes que lemos sem dificuldades!), e parámos em frente ao Palatul Parlamentului, o Palácio do Parlamento de Buscareste, um edifício enorme.

Descobrimos que a lenda do Conde Drácula está ligada a este país e fomos conhecer o seu  assustador Castelo de Bran que tem mais de sessenta quartos, passagens estreitas e câmaras escondidas.


De certeza que este país tem muito mais para nos encantar, por isso, vamos continuar a pesquisar.

Para já, começámos os marcadores que vamos enviar, ficando, ansiosos, à espera de receber os dos nossos colegas romenos!



2-Peddy paper na biodiversidade do Parque das Serras

A nossa escola recebeu a exposição "Traços de biodiversidade", do Parque das Serras do Porto. As imagens são feitas em aguarelas e estão muito bonitas. 

Já andámos várias vezes por lá a observar as espécies e também já fizemos jogos de busca, tentando ser os primeiros a descobrir a espécie que a professora indicava.

Hoje, por grupos, fizemos um Peddy paper que nos obrigava a identificar as espécies pelo texto. Umas são muito fáceis de identificar, outras, as que não conhecemos tão bem, nem por isso. 

O corredor ficou um bocado confuso pois todos corriam de um lado para o outro à procura e ouvia-se sempre alguém a chamar os colegas dizendo que tinha encontrado.

Esta é uma boa maneira de conhecer melhor a biodiversidade do Parque das Serras!




3-Uma manhã de partilha

 Hoje a nossa manhã foi bem diferente do habitual!

Mesmo antes de almoço, depois de todas as outras turmas terem participado, fomos até ao pavilhão onde um grupo de colegas da Escola Básica e Secundária da Sobreira, acompanhados de professores, nos esperava para uma atividade nova para nós. Fomos aprender a jogar boccia. Esta atividade foi organizada pela EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva).

O Boccia é uma modalidade para atletas com paralisia cerebral e/ou outras disfunções neurológicas e tornou-se uma modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. 

Neste jogo que pode ser disputado de forma individual, a pares  ou por equipas. são atiradas umas bolas de couro, seis azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack” ou bola alvo. Nós atirámos as bolas com a mão mas é permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calhas) para atletas com dificuldades de movimentos. 

As bolas são bem pesadas mas, mesmo assim, às vezes passavam pela bola branca e continuavam caminho! Era preciso muita concentração e pensar bem na força a aplicar para a bola se aproximar o mais possível da bola branca.

Enquanto um grupo jogava Boccia, outro fazia um percurso que implicava saltar a um pé ou pés juntos, caminhar sobre uma mesa e saltar no fim, chutar uma bola à baliza,.... Todos puderam realizar as duas atividades.

Os nossos colegas e os professores estavam muito atentos ao que fazíamos e iam dando instruções e ajudando quem precisava.

No fim   demos um grande abraço coletivo, agradecendo aos nossos colegas a partilha! 

Gostámos muito desta atividade! Se tivéssemos aquelas bolas poderíamos treinar mais! Pode ser que seja possível improvisar umas!



4-Uma Árvore de Natal Amarela

As árvores de Natal costumam ser verdes, também há algumas brancas mas nós estamos a construir uma amarela, respondendo ao desafio do Eco Escolas. Este desafio pretende chamar a nossa atenção para a importância da separação das embalagens Tetrapak no ecoponto amarelo, convidando-nos a criar a árvore a partir de embalagens Tetra pack da Compal.

Como nos preocupamos sempre com a sustentabilidade, aproveitámos uma árvore de Natal de um trabalho do ano passado. Para a base amarela, para receber os enfeites, usámos papel, também reutilizado. 

 No magusto bebemos Compal e guardamos os pacotes que foram cortados e lavados. Agora escolhemos como figura os bonecos de gengibre e começámos a recortar. 



Os nossos recortes vão juntar-se   aos dos nossos colegas para embelezar a nossa Árvore de Natal Amarela.

 

 

5-Dia Mundial da Ciência

Hoje, 24 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Ciência.

O objetivo deste dia é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento, destacar personalidades da ciência e da investigação, colocar desafios para o futuro e motivar o gosto pela ciência, sobretudo nos mais jovens.

O Plano de Atividades Ambientais da Câmara Municipal de Paredes propôs às Eco escolas do concelho  o projeto "Dois palmos de Ciência", que prevê a organização de uma atividade científica mensal. A nossa escola foi a primeira a responder ao desafio! 

No primeiro ano, quando falámos sobre os cientistas, dissemos que eram umas pessoas que trabalhavam com tubos de ensaio, que trabalhavam com tubos de ensaio, e até que eram despenteados! 

O que é um cientista

Entretanto fomos aprendendo que um cientista ou investigador faz muito mais do que isso, que trabalha muitas áreas de investigação, por vezes nem precisando de laboratório, como nós imaginávamos. 

A nossa escola preparou então atividades para este dia que continuarão a ser desenvolvidas para poder abranger todas as turmas. Temos duas investigadoras que nos vão falar durante o ano de Ciência e de investigação. 

A Investigadora Xana Sá Pinto, que já conhecemos dos nossos trabalhos do Bibliolab, já começou ontem  com o 2.º ano, com a atividade "Borboletas da Floresta amarela", trabalhando a seleção natural e o impacto das alterações ambientais nas espécies. Hoje foi a vez do 4.º ano participar numa atividade sobre a linha da vida e a história da vida na Terra. 

Nós recebemos a investigadora Juliana Alves, madrinha do Dinis, com uma atividade sobre o DNA. Falámos de células, aprendemos que o DNA é o código da vida, que está presente em todas as formas vivas definindo as suas características, que define o sexo de uma pessoa, ... Aprendemos que os vírus que vivem como parasitas, não têm o DNA junto, no núcleo, e por isso podem não ser considerados seres vivos. 

Entretanto transformamo-nos em investigadores e fizemos extração do DNA da banana. Seguindo as instruções do texto, fomos realizando o processo, com a ajuda da investigadora. A Eduarda foia primeira ajudante porque tinha trazido para este dia uns óculos de laboratório. Na sala temos batas e a investigadora Juliana deu-nos luvas, por isso, estávamos vestidos a rigor!

Durante a experiência fomos ouvindo as explicações e ficámos a saber que o detergente  servia para destruir a gordura da membrana do DNA e que o sal ajudava a acelerar o processo. por exemplo

Pudemos ver no fim o DNA, e cada um de nós recolheu num Eppendorf (pequeno recipinete fechado), um bocadinho, para levar para casa.

Este dia assinala também a publicação da teoria de Darwin "Sobre a origem das espécies através da seleção natural", em 1859. Com este trabalho, Darwin tornou-se um dos cientistas mais combatidos da época. 

Já conhecemos Darwin do 1.º ano pelo trabalho que fizemos, e hoje, no fim do dia, começámos a explorar o livro que a Xana ofereceu à escola.


6-Dia da Floresta Autóctone, Dia do hastear da Bandeira Verde Eco Escolas, Projeto Europeu YMCA - Youth Makers as Climate Pact Ambassadors.

 

Dia da Floresta Autóctone foi criado como complemento ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), e é assinalado na Península Ibérica em novembro, mês com melhores condições para a plantação de árvores no território ibérico (em comparação com março). 

O bom tempo que se fez sentir, deixou-nos seguir os planos e, como acontece todos os anos, o dia na nossa escola foi muito animado com sementeiras e plantações. 

Na nossa turma o dia foi muito especial! A convite da Embaixada da Juventude, no decurso da seleção do Porto como Mission City pela Comissão Europeia, recebemos uma equipa no âmbito do Projeto Europeu YMCA - Youth Makers as Climate Pact Ambassadors.

Este Projeto decorre de 22 a 24 de Novembro 2022, envolvendo participantes da Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal. 

Juntámo-nos na biblioteca e começámos a manhã com o filme de apresentação do Parque das Serras do Porto que já vimos imensas vezes mas que  sempre nos deixa encantados. Hoje havia uma novidade, as legendas em inglês.

De seguida os visitantes puderam conhecer um pouco do nosso trabalho com as apresentações da investigadora Xana do projeto Bibliolab  e a Dra Raquel do Parque das Serras


Respondemos também a algumas perguntas, e com a ajuda do blogue, apresentámos algumas das nossas atividades.

Como não podia deixar de ser, cantámos os nossos hinos à Terra e ao Parque, com os nossos convidados a acompanhar-nos no refrão. Para que pudessem compreender o que cantávamos, com a ajuda da Dra. Ana, da Embaixada da Juventude, havia a letra em português e em inglês.

No fim todos os visitantes puderam escolher um marcador de livros que criámos ilustrando a frase "United for the Planet". 



Como a sustentabilidade é uma reocupação na nossa sala, oferecemos ainda uns sacos para o lanche, iguais aos nossos. 

Depois deste encontro, juntámo-nos todos no recreio para a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde Eco Escolas que contou com a presença da autarquia (Presidente da Câmara e adjunta, Vereador do Ambiente, Presidentes da Junta de Freguesia de Recarei e de Aguiar de Sousa) e Associação de Pais.

Depois de uns dias de mau tempo com chuva e vento, o sol brilhava e a bandeira agitava-se como se estivesse a acenar-nos! Foi uma bela maneira de acabar a manhã.

Antes de se irem embora os nossos parceiros plantaram um sabugueiro que vai ficar como uma bela memória deste dia.


Adorámos este dia! 

Amanhã este dia vai continuar na nossa turma pois vamos fazer as sementeiras e continuar a plantação, pois hoje o tempo não chegou.

Vamos também explorar a exposição que recebemos do Parque das Serras, "Traços de biodiversidade".



7-A TERRA TREME

A nossa escola participou mais uma vez no exercício A TERRA TREME.

Este é um exercício anual organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o seu objetivo é alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Mais uma vez relembrámos os 3 gestos essenciais para nos protegermos em caso de sismo, BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.



Para tornar o exercício mais real, tínhamos o som de um sismo. Sabemos que é um exercício mas houve quem ficasse um bocadinho angustiado antes! Como a professora disse, isto é apenas um exercício, mas muito importante pois um dia, conhecer estes gestos, pode ajudar-nos um dia, talvez!

Professora: Margarida Rodrigues 

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